



Química Nova Interativa é uma flecha que mira o futuro. Uma concepção que pretende ser "uma metamorfose ambulante"! É a conexão entre Ciência e Educação em Química acessivelmente disponibilizada.
Conectando a Ciência...
...com a
Educação!
Estamos na era do conhecimento. A informação está amplamente disponível, proveniente das mais variadas fontes e de origem confiável e enganosa. O maior desafio atual dos professores e estudantes não é obter a informação, mas, sim, identificar a confiável, classificá-la e interpretá-la. Nesta nova era, o manejo adequado da informação no processo educativo só será atingido pela integração da ciência, como forma de pensar, com o ensino. Esta conexão precisa ser feita em todos os níveis do processo, pois só assim será possível atingir uma nova era em que a intensificação da criatividade predomine.
A sustentabilidade deve representar a busca permanente pelo bem-estar humano, a satisfação das suas necessidades econômicas e sociais, sem o comprometimento do progresso, do ambiente e do sucesso das futuras gerações. Nesse novo cenário, a segurança ambiental, segurança energética e segurança alimentar são temas atuais e amplos o suficiente para permitir a conexão entre ciência e educação, com abordagem intra, inter e multidisciplinares. Os livros e grande parte do material bibliográfico disponível não suportam adequadamente a conexão e a abordagem apresentadas neste texto. Nesse sentido, a SBQ, apresenta aos sócios e à sociedade em geral o seu novo projeto: Química Nova Interativa, QNInt.
Deseja publicar na Química Nova Interativa? Tem dúvidas sobre como funciona a submissão ou o acesso? Acompanhe Pergunta e Respostas frequentes a seguir.
- Posso utilizar e distribuir conteúdos do portal?
Conteúdos do portal Química Nova Interativa podem ser utilizados gratuitamente para fins não comerciais nos termos da licença de Atribuição Creative Commons Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional CC BY-NC-ND.
- É possível acessar artigos científicos a partir do QNInt?
O QNInt traz links diretos para algumas publicações na área de Ensino de Química, do periódico Química Nova na Escola.
- Como faço para me cadastrar no QNInt? É necessário pagar alguma taxa?
O cadastro no portal QNInt é gratuito. Basta clicar no link "Cadastre-se já" no topo da página do website oficial. Em seguida, informe-nos os dados solicitados. Você receberá um e-mail do sistema solicitando sua confirmação para ativar o cadastro.
- Como faço para baixar material do QNInt?
Para baixar material é necessário ser um usuário cadastrado. Cadastre-se gratuitamente , faça o login e escolha um material da seção "materiais associados". Na janela que se abrirá, use a barra de rolagem para chegar ao pé da janela. Clique no link "baixar arquivo" e salve o arquivo do material em seu computador.
- Como posso saber das últimas novidades no conteúdo do QNInt?
O QNInt possui uma página de RSS com as últimas atualizações do QNInt. Também é possível acompanhar o QNint através da sua rede social preferida, através da caixa "Redes Sociais".
- Como posso enviar materiais para o QNInt?
O Portal QNInt adota no momento uma política editorial de demanda induzida, compatível com a infra-estrutura tecnológica existente e a capacidade de produção do núcleo de edição e desenvolvimento. Pretende-se aceitar contribuições espontâneas tão logo a estrutura disponível comporte conteúdos desta natureza. Tão logo estas questões estejam resolvidas, a comunidade será notificada.
Conheça a equipe editorial da Química Nova Interativa
Coordenador
Jailson B. de Andrade Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia
Assistente Editorial
Leila Cardoso Teruya Instituto de Química, Universidade de São Paulo
Editores
Conteúdo
Guilherme A. Marson Instituto de Química, Universidade de São Paulo
Desenvolvimento
Eduardo Galembeck Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas
A revista recebe apoio financeiro de: Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
