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PubliSBQ - Publications - Logos - QNInt
QNInt é o Portal do Conhecimento da SBQ, cujo objetivo é prover instrumentação confiável para a formação em Química, a ser utilizada por estudantes e professores em todos os níveis de formação, primando pela interatividade e pela atualização das informações.

Química Nova Interativa é uma flecha que mira o futuro. Uma concepção que pretende ser "uma metamorfose ambulante"! É a conexão entre Ciência e Educação em Química acessivelmente disponibilizada.

Conectando a Ciência...

...com a
Educação!

Desde a sua criação, a Sociedade Brasileira de Química, SBQ, vem fortalecendo e ampliando a sua linha editorial, compromisso de todos os químicos brasileiros, dos seniores aos jovens. O lema que define esta linha editorial, "Pensar como Cientista e Atuar como Professor!", aponta para a produção de ciência e formação de profissionais de melhor qualidade, sendo Ciência e Educação os focos permanentes da atuação da SBQ. Em 2009, a Diretoria e o Conselho decidiram ampliar a linha editorial da SBQ. Nesse sentido, Química Nova Interativa, QNint, chega para reforçar o lema da linha editorial e para servir de instrumento de conexão entre Ciência e Educação.

Estamos na era do conhecimento. A informação está amplamente disponível, proveniente das mais variadas fontes e de origem confiável e enganosa. O maior desafio atual dos professores e estudantes não é obter a informação, mas, sim, identificar a confiável, classificá-la e interpretá-la. Nesta nova era, o manejo adequado da informação no processo educativo só será atingido pela integração da ciência, como forma de pensar, com o ensino. Esta conexão precisa ser feita em todos os níveis do processo, pois só assim será possível atingir uma nova era em que a intensificação da criatividade predomine.
Neste jovem século, atingimos a convergência científica e tecnológica onde o foco é o tema e não a disciplina. Isto não significa o fim da disciplina; significa, sim, que as disciplinas precisam ser repensadas e reapresentadas com foco em temas atuais e amplos o suficiente para permitir conexões intra e interdisciplinares. Se nas décadas de 1980 e 1990 foi extremamente importante a criação (e inoculação nos currículos) das disciplinas Química Ambiental e Química Verde, hoje o desafio é inocular o Comportamento Verde - muito mais amplo que uma disciplina - de forma transversal durante toda a formação do estudante, bem como na sua atuação profissional.

A sustentabilidade deve representar a busca permanente pelo bem-estar humano, a satisfação das suas necessidades econômicas e sociais, sem o comprometimento do progresso, do ambiente e do sucesso das futuras gerações. Nesse novo cenário, a segurança ambiental, segurança energética e segurança alimentar são temas atuais e amplos o suficiente para permitir a conexão entre ciência e educação, com abordagem intra, inter e multidisciplinares. Os livros e grande parte do material bibliográfico disponível não suportam adequadamente a conexão e a abordagem apresentadas neste texto. Nesse sentido, a SBQ, apresenta aos sócios e à sociedade em geral o seu novo projeto: Química Nova Interativa, QNInt.
QUÍMICA NOVA INTERATIVA
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O Portal QNInt adota no momento uma política editorial de demanda induzida, compatível com a infra-estrutura tecnológica existente e a capacidade de produção do núcleo de edição e desenvolvimento. Pretende-se aceitar contribuições espontâneas tão logo a estrutura disponível comporte conteúdos desta natureza. Tão logo estas questões estejam resolvidas, a comunidade será notificada.

Corpo Editorial

Conheça a equipe editorial da Química Nova Interativa

Coordenador

Jailson B. de Andrade Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia

 

Assistente Editorial

Leila Cardoso Teruya Instituto de Química, Universidade de São Paulo

Editores

Conteúdo
Guilherme A. Marson Instituto de Química, Universidade de São Paulo

Desenvolvimento
Eduardo Galembeck Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas

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A revista recebe apoio financeiro de: Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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