ISSN: 2175-2699 online



A2
Qualis CAPES (2017 - 2020)
A revista se estabelece como um espaço aberto para o debate e a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem em Química, promovendo a troca de ideias e experiências entre educadores. Assim, a QNEsc busca fortalecer a qualidade do ensino de Química no país, estimulando inovações pedagógicas e a discussão de metodologias que possam enriquecer o processo educativo.
Estimulo à
pratica docente
Licença
CC BY-NC-ND
- Artigos publicados na QNEsc são indexados em:
Internacionais: Chemical Abstracts, DOAJ: Directory of Open Access Journals e Latindex
Nacionais: CCN/IBICT, Portal de Periódicos da CAPES, Portal do Professor MEC, Google Acadêmico e Unibibliweb
- Qualis
Ensino A2
Ciências Ambientais A2
Interdisciplinar A2
Educação A2
Química A2
Perguntas e Respostas sobre publicações no periódico Química Nova na Escola
- Foco e Escopo
A QNEsc destina-se à publicação de pesquisas e inovações no ensino de Química, com ênfase na educação básica, visando apoiar a formação e atualização profissional de educadores.
Seu escopo abrange:
Experiências Pedagógicas: Artigos que relatam práticas educativas bem-sucedidas e o uso de metodologias ativas e tecnologias no ensino.
Investigação em Ensino de Química: Estudos sobre aprendizagem e ensino, análise de currículos e inovações pedagógicas.
Desenvolvimento Profissional: Publicações sobre a formação inicial e continuada de professores de Química.
Reflexões Críticas: Debates teóricos sobre práticas educativas e políticas educacionais.
Materiais Didáticos: Discussão sobre recursos educacionais, como experimentos e simulações.
A QNEsc se propõe a ser um espaço colaborativo e acessível para educadores e pesquisadores, promovendo a melhoria do ensino de Química.- Seções / Linha Editorial
A Química Nova na Escola publica artigos originais em português sobre o ensino de Química nos níveis fundamental, médio e superior, além de artigos sobre História da Química, pesquisa em ensino e atualização científica.
Também publica artigos inéditos (empíricos, de revisão ou teóricos) em português, espanhol ou inglês, com profundidade teórico-metodológica e novas contribuições para o avanço da pesquisa em Ensino de Química, que são publicados na seção "Cadernos de Pesquisa".
Seguem as seções publicadas na QNEsc:
Química e Sociedade
Educação em Química E Multimídia
Espaço Aberto
Conceitos Científicos em Destaque
História da Química
Atualidades em Química
Relatos de Sala de Aula
Ensino de Química em Foco
O Aluno em Foco
Experimentação no Ensino De Química
Cadernos de Pesquisa
- Avaliação Duplo Cego
A QNEsc adota a avaliação duplo cego, processo no qual tanto os revisores quanto os autores permanecem anônimos durante o processo de revisão de um artigo científico (os revisores não conhecem a identidade dos autores e vice-versa), reduzindo viés ou favoritismo na avaliação dos trabalhos (uma avaliação mais imparcial e objetiva).
É responsabilidade dos autores garantirem que não haja elementos capazes de identificá-los (assim como suas instituições) em qualquer parte do texto.- Mídias sociais da QNEsc e e-mail de contato:
https://www.instagram.com/qnesc/
https://www.facebook.com/qnesc.qnesc
qnesc@sbq.org.br- Direitos Autorais
Para publicação, requer-se que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico. Ao submeter o manuscrito, os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido à Sociedade Brasileira de Química (SBQ), se e quando o artigo for aceito para publicação. O copyright abrange direitos exclusivos de reprodução e distribuição dos artigos, inclusive separatas, reproduções fotográficas, microfilmes ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, inclusive traduções. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada em bancos de dados ou transmitida sob qualquer forma ou meio, seja eletrônico, eletrostático, mecânico, por fotocópia, gravação, mídia magnética ou algum outro modo, sem permissão por escrito da detentora do copyright. Embora todo esforço seja feito pela SBQ, Editores e Conselho Editorial para garantir que nenhum dado, opinião ou afirmativa errada ou enganosa apareçam nesta revista, deixa-se claro que o conteúdo dos artigos e propagandas aqui publicados são de responsabilidade, única e exclusiva, dos respectivos autores e anunciantes envolvidos. Conseqüentemente, a SBQ, o Conselho Editorial, os Editores e respectivos funcionários, diretores e agentes isentam-se, totalmente, de qualquer responsabilidade pelas conseqüências de quaisquer tais dados, opiniões ou afirmativas erradas ou enganosas.
Conheça a equipe editorial da Química Nova na Escola
Editores
Paulo Alves Porto (IQ-USP)
Salete Linhares Queiroz (IQSC-USP)
Conselho Editorial
Alice Ribeiro Casimiro Lopes FE-UERJ – Rio de Janeiro, RJ – Brasil
António Francisco Carrelhas Cachapuz UA – Aveiro, Portugal
Attico Inacio Chassot IPA – Porto Alegre, RS – Brasil
Aureli Caamaño UB – Barcelona, Espanha
Edênia Maria Ribeiro do Amaral UFRPE – Recife, PE – Brasil
Eduardo Fleury Mortimer UFMG – Belo Horizonte, MG – Brasil
Gisela Hernández UNAM – Cidade do México, México
José Claudio Del Pino UNIVATES – Lajeado, RS – Brasil
Julio Cezar Foschini Lisbôa GEPEQ-USP – São Paulo, SP – Brasil
Lenir Basso Zanon UNIJUÍ – Ijui, RS – Brasil
Marcelo Giordan FE-USP – São Paulo, SP – Brasil
Otávio Aloísio Maldaner UNIJUÍ – Ijui, RS – Brasil
Roberto Ribeiro da Silva UnB – Brasília, DF – Brasil
Roseli Pacheco Schnetzler UNIMEP – Piracicaba, SP – Brasil