

RVq, vol. 17, No. 05, 2025
Braço editorial da Sociedade Brasileira de Química, a Publicações da Sociedade Brasileira de Química, ou simplesmente PubliSBQ, é uma das maiores editoras científicas da América Latina e a principal da área de Química. Ela foi criada em 2014 para abrigar, sob o mesmo selo, todas as publicações já existentes da SBQ, incluindo as revistas Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), Química Nova (QN), Química Nova na Escola (QNEsc), Revista Virtual de Química (RVq), os portais QUID+ e QNInt, a editora EditSBQ, e o Boletim Eletrônico da SBQ.1 Com esse importante acervo editorial, os números alcançados pela PubliSBQ nos últimos anos têm sido impressionantes. Apenas no ano de 2024 foram mais de 520 artigos publicados (esse número chegou a 640 no ano de 2020), considerando apenas as suas quatro revistas principais.
A RVq, a mais jovem delas, nasceu em 2009 e foi a única que, até hoje, só existiu em sua versão eletrônica, o que era, aliás, um dos principais objetivos de sua criação: uma revista de amplo escopo para ser divulgada em formato digital e por isso mesmo devendo atingir um grande número de leitores.2 Cada uma com suas especificidades, compreendemos que todas essas publicações contribuíram com a formação de todos nós, em diferentes fases de nossas carreiras, até chegarmos onde estamos. Não há como fazer Química no país sem ter ouvido falar das “revistas da SBQ”.
Para além da divulgação de conteúdo científico de excelência, o acesso aberto de todas as obras editadas pela PubliSBQ permite a milhares de estudantes de diferentes níveis, bem como a professores e pesquisadores, no Brasil e no mundo, a consulta livre e diária a conteúdos de formação, pesquisa e divulgação científica de qualidade na área da Química e áreas correlatas. O impacto da PubliSBQ no ensino médio e graduação, nos programas de pós-graduação brasileiros e na ciência contemporânea mundial é inquestionável.3 Impressiona ainda como esse órgão se mantém robusto diante do cenário atual de competição no mercado editorial mundial, com suas características altamente competitivas e muitas vezes predatórias. Se a PubliSBQ alcançou o que ela é hoje, é porque há uma estrutura sólida que a mantém forte, relevante e inabalável: a participação ativa, ao longo das últimas décadas, de dezenas de químicos e químicas no país que trabalharam e trabalham de forma voluntária para o “ser coletivo” SBQ, e que dedicaram seu tempo e talento a isso. Ao contrário de muitas editoras científicas, mais de 90% da engrenagem das publicações é movida - mas não somente - por brasileiros que, para além do desejo de compartilhar seus resultados, cuidam voluntariamente de um bem imaterial chamado Sociedade Brasileira de Química. Esse time plural é constituído por centenas de associados e associadas que têm orgulho de construir algo maior do que si mesmos, seja atuando como editores, pareceristas, conselheiros, revisores e, claro, como autores de renome da ciência brasileira.
Tornada gigante por gerações e gerações de equipes de editores, a manutenção da atividade editorial da PubliSBQ com alta qualidade exige renovação, criatividade, enfrentamento de novos desafios, criação de oportunidades e visão de futuro. Isso significa renovação de pessoas, de metas, de organização, de avanços tecnológicos. Na gestão atual da Diretoria e Conselho da SBQ 2024-2026, iniciamos mais um novo capítulo para as revistas generalistas da SBQ (JBCS, QN e RVq). A começar por uma mudança geral de nomenclatura e papéis nas editorias, essas três revistas contam agora com um(a) editor(a) chefe, quatro editores(as) associados(as) (distribuídos por área principal de atuação, mas com perfil interdisciplinar) e quantos editores(as) associados(as) forem considerados adequados em cada uma delas. Longe de romantizar o voluntariado ou o altruísmo dos editores, é necessário reconhecer que em nossos papéis profissionais enfrentamos variadas e desafiadoras frentes de batalha diariamente, assumindo diferentes papeis na pesquisa, no ensino, na extensão e na administração. Em todas essas frentes, trabalhamos com variadas inspirações, entre elas o desejo de devolver à Sociedade aquilo que ela nos permitiu alcançar por meio de nossa formação, muitas vezes em universidades públicas de qualidade. Ser pilar de um órgão editorial de acesso aberto é impulsionar, com braços fortes, a difusão do conhecimento, garantir o fornecimento de material confiável para que jovens se inspirem na Química como ciência central e contribuir para deixar um legado sólido de divulgação científica. Como um grande time jogando em posições bem definidas e com movimentos coordenados, protegemos nossas revistas de Química nacionais, construímos mais uma página na história da PubliSBQ, deixamos um pouco de nós em cada fascículo, cuidamos com muito orgulho das “revistas da SBQ”. Só depende de nós. E que venha o futuro!
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química, CEP 31270-901, Belo Horizonte-MG, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-6974-3724
Link- Licença CC-BY
Esta obra é de autoria de Estelo (RN) “Porteira Azul” (84), óleo s/ tela. 40 cm x 60 cm
Esteja sempre atualizado(a) sobre as últimas publicações da SBQ.
A PubliSBQ é um órgão destinado a atividades de difusão científica, técnica, de interesse didático e de divulgação de notícias. Sua principal missão é a produção de publicações de interesse da comunidade química nacional: profissionais de química da universidade e da indústria, estudantes de química do ensino médio, universitário e de pós-graduação, reunindo, também, mecanismos de difusão da química para o público leigo e infantojuvenil.
Endereço da PubliSBQ
Sociedade Brasileira de Química
CNPJ: 49.353.568/0001-85
Av. Prof. Lineu Prestes, 748
Bloco 3 superior, sala 371
CEP 05508-000 Cidade Universitária
São Paulo, Brasil
© 2025 PubliSBQ. Todos os direitos reservados.

A PubliSBQ é um órgão destinado a atividades de difusão científica, técnica, de interesse didático e de divulgação de notícias. Sua principal missão é a produção de publicações de interesse da comunidade química nacional: profissionais de química da universidade e da indústria, estudantes de química do ensino médio, universitário e de pós-graduação, reunindo, também, mecanismos de difusão da química para o público leigo e infanto-juvenil.
Mais informações sobre nós