O QNInt apresenta uma compilação de conteúdos da @sbquimica que contemplam cada uma das três competências da área de Ciências da Natureza e suas respectivas habilidades. Esses conteúdos correspondem a publicações do QuiD+, do SBQast e do próprio QNInt.

Conteúdos SBQ e as Ciências da Natureza na BNCC

Leila Cardoso Teruya Guilherme Andrade Marson

Áreas do Conhecimento

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. As aprendizagens definidas para a etapa do Ensino Médio estão organizadas por quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e suas Tecnologias.

As áreas do conhecimento têm por finalidade integrar dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender a complexa realidade e atuar nela. Essa organização não exclui necessariamente as disciplinas, com suas especificidades e saberes próprios historicamente construídos, mas, sim, implica o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para a apreensão e intervenção na realidade.

Competências e Habilidades

Na BNCC, para cada área do conhecimento, são definidas competências específicas, que devem orientar a proposição e o detalhamento dos itinerários formativos relativos a essas áreas. Relacionadas a cada uma dessas competências, são descritas habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio.

A BNCC destaca que aprender Ciências da Natureza vai além do aprendizado de seus conteúdos conceituais. Nessa perspectiva, por meio de um olhar articulado da Biologia, da Física e da Química, a BNCC da área de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” define três competências e uma série habilidades a elas associadas que permitem a ampliação e a sistematização das aprendizagens desenvolvidas no Ensino Fundamental, no que se refere:

  • aos conhecimentos conceituais da área;
  • à contextualização social, cultural, ambiental e histórica desses conhecimentos;
  • aos processos e práticas de investigação;
  • às linguagens das Ciências da Natureza.

Conteúdos SBQ

Nesse contexto, o portal QNInt apresenta uma compilação de conteúdos da SBQ que contemplam cada uma das três competências e suas respectivas habilidades. Tais conteúdos correspondem a publicações do QuiD+, do SBQast e do próprio QNInt, no qual as publicações estão organizados em “Temas”, “Conceitos”, “Pesquisas Educacionais” (PEQ) e “Sala de Aula”.

Competência Específica 3 – Tecnologia e Linguagem Científica

Esta página do QNInt é dedicada à Competência 3 da área de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, denominada Tecnologia e Linguagem Científica e assim definida:

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

A seguir, apresentamos os conteúdos da SBQ que permeiam essa Competência, com links para as páginas do QNInt, do QuiD+ e do SBQast onde eles se encontram. Ao final, elencamos as habilidades a ela associadas, conforme definido pela BNCC.

Conteúdos QNInt

Temas

A Bioquímica do Candomblé

A Polêmica da Fosfoetanolamina

A Química dos Agrotóxicos

A Química dos Povos Indígenas

A Química Orgânica na Bula dos Remédios

Aditivos Alimentares

Agentes Desinfetantes Alternativos

Alcoolismo

Alucinógenos Naturais

Biocombustível

Biodiesel

Biossensores e a Indústria Alimentar

Biotecnologia e Biodiversidade

Corantes de cabelo

Defesa Química

Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana

História, Especiarias e Alimentação

Hormônios e Contaminação Ambiental

Indústria de Minérios

Lavagem a Seco

Lixo Eletrônico

Luzes no Cabelo

Perícia Criminal

Propaganda e marketing: Radioatividade no século XX

Qualidade da Água: Avaliação

Química Forense

Radioatividade e energia nuclear

Tecidos Funcionais

Conceitos

Ácidos e Bases e a medida de pH

Células a Combustível

Cromatografia

Decaimento Radioativo: C-14

Energia Solar

Espectroscopia Molecular

Líquidos Iônicos

Metais Pesados

Nanoscopia

Nomenclatura de Moléculas Orgânicas

Normal ou Padrão?

Pilhas e Baterias

Polímeros Sintéticos

Potencial de Redução e Eletronegatividade

Tabela Periódica – O que há de novo?

Termometria

Terras Raras

Voltametria

Sala de aula

Densidade

Educação Inclusiva

Eletrólise

Espectroscopia

Estrutura da Matéria e Radioatividade

Jogos Didáticos

Laboratório 

Leis Ponderais

Oxidorredução

Pilhas e Baterias

Química e Multimídia

Separação de Misturas

Tabela Periódica

Teatro

Titulação

PEQ

Artigos Científicos

Avaliação

Densidade

Educação em espaços não-formais

Energia

Estrutura da Matéria

Fazer Ciência

História da Química

Livros Didáticos

Metais Pesados

Nomenclatura e Classificação de Compostos

Oxidorredução

Problematização

Química e Linguagem

Química e Multimídia

Visualização

Conteúdos QuiD+

AQUINO, K. A. S.; AQUINO, F. S. Radioatividade e Meio Ambiente: os átomos instáveis da natureza. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2012. v. 8. 144p.

BARROS, A. A.; BARROS, E. B. P. A Química dos Alimentos: produtos fermentados e corantes. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2010. v. 4. 88p.

MARSON, G. A.; PEREIRA, E. J. B.; TRINDADE, R. H.; SILVA, E. M.; FUSARI, M. F. Sustentabilidade em jogo. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2022. v. 1. 77p.

NOVAES, F. J. M.; QUEIROZ, M. E. L. R.; MIRANDA, L. D. L.; LIBARDI, V. M. ; SILVA, D. C.; FARIA, D. C.; XAVIER, S. K. C. Química para o desenvolvimento sustentável na gestão de resíduos industriais e agroindustriais. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2022. v. 18. 63p. 

PEREIRA, H. M. G.; PADILHA, M. C.; AQUINO NETO, F. R. A Química e o Controle de Dopagem no Esporte. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2010. v. 3. 54p.

PINTO B. P.; MOTA, C. J. A.; ROSEMBACH JR, N. Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2011. v. 1. 104p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (org.). A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2010. 146p.

SUAREZ, P. A. Z.; MENEGHETTI, S. M. P. A Energia Química em Movimento. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2022. v. 15. 69p.

Conteúdos SBQast

FREITAS, R. P.; MARSON, G. A. SBQast 8 – Quando a imprensa procura os químicos. 2020.

LOPES, C. C. SBQast 64 – A força da Química Forense no Brasil. 2022.

LOPES, J. F.; PAIXÃO, K. E. S. SBQast 65 – A eficácia da divulgação científica em vídeos curtos e imagens. 2022.

MARSON, G. A. SBQast 48 – Game On, o jogo científico da USP para impactar o ensino médio. 2021.

MONTORO, L. A.; D’ANDRÉA NETO, A. N. SBQast 9 – Lítio, Elon Musk e a geopolítica dos materiais. 2020.

MOTA, C. J. A. SBQast 43 – Cláudio Mota e a captura e conversão de CO2. 2021.

REZENDE, C. M.; PRIMEL, E. G. SBQast 68 – Meias-verdades no marketing do fast food. 2022.

SILVA, C. S. SBQast 74 – Educação e Divulgação Científica para o Desenvolvimento Sustentável. 2022.

SILVA, G. G.; GALEMBECK, A. SBQast 41 – Nanomateriais e uma homenagem a Oswaldo Alves. 2021.

SOARES, M. H. F. B.; LEITE, B. S.; OLIVEIRA FILHO, J. R. SBQast 63 – Concurso de redação incita reflexões sobre Química, sustentabilidade e soberania. 2022.

TASCHNER, N. P.; DIAS, L. C. SBQast 5 – Fake News na ciência. 2020.

TIBAU, F. SBQast 19 – Indústria química, pandemia e inovação. 2021.

VALLE, M. S. SBQast 24 – Marcelo Valle, o Químico Cartunista. 2021.

WALDMAN, W. R. SBQast 27 – O Futuro do Plástico. 2021.

WALDMAN, W. R.; MOTA, C. J. A. SBQast 56 – COP 26: o papel da química nas questões do carbono e do plástico. 2021.

WALDMAN, W. R.; MOTA, C. J. A. SBQast 57 – A Química Medicinal e reflexões sobre dois anos de covid. 2021.

ZARBIN, A. J. G. SBQast 13 – Pesquisando com arte. 2020.

Habilidades associadas à Competência Específica 3

EM13CNT301:

Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

EM13CNT302:

Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

EM13CNT303:

Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

EM13CNT304:

Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

EM13CNT305:

Investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos, em diferentes contextos sociais e históricos, para promover a equidade e o respeito à diversidade.

EM13CNT306:

Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.

EM13CNT307:

Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

EM13CNT308:

Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

EM13CNT309:

Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

EM13CNT310:

Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

Referência:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10/09/2022.

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