
O QNInt apresenta uma compilação de conteúdos da @sbquimica que contemplam cada uma das três competências da área de Ciências da Natureza e suas respectivas habilidades. Esses conteúdos correspondem a publicações do QuiD+, do SBQast e do próprio QNInt.
Conteúdos SBQ e as Ciências da Natureza na BNCC
Leila Cardoso Teruya , Guilherme Andrade Marson
Áreas do Conhecimento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. As aprendizagens definidas para a etapa do Ensino Médio estão organizadas por quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e suas Tecnologias.
As áreas do conhecimento têm por finalidade integrar dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender a complexa realidade e atuar nela. Essa organização não exclui necessariamente as disciplinas, com suas especificidades e saberes próprios historicamente construídos, mas, sim, implica o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para a apreensão e intervenção na realidade.
Competências e Habilidades
Na BNCC, para cada área do conhecimento, são definidas competências específicas, que devem orientar a proposição e o detalhamento dos itinerários formativos relativos a essas áreas. Relacionadas a cada uma dessas competências, são descritas habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio.
A BNCC destaca que aprender Ciências da Natureza vai além do aprendizado de seus conteúdos conceituais. Nessa perspectiva, por meio de um olhar articulado da Biologia, da Física e da Química, a BNCC da área de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” define três competências e uma série habilidades a elas associadas que permitem a ampliação e a sistematização das aprendizagens desenvolvidas no Ensino Fundamental, no que se refere:
- aos conhecimentos conceituais da área;
- à contextualização social, cultural, ambiental e histórica desses conhecimentos;
- aos processos e práticas de investigação;
- às linguagens das Ciências da Natureza.
Conteúdos SBQ
Nesse contexto, o portal QNInt apresenta uma compilação de conteúdos da SBQ que contemplam cada uma das três competências e suas respectivas habilidades. Tais conteúdos correspondem a publicações do QuiD+, do SBQast e do próprio QNInt, no qual as publicações estão organizados em “Temas”, “Conceitos”, “Pesquisas Educacionais” (PEQ) e “Sala de Aula”.
Competência Específica 3 – Tecnologia e Linguagem Científica
Esta página do QNInt é dedicada à Competência 3 da área de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, denominada Tecnologia e Linguagem Científica e assim definida:
Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
A seguir, apresentamos os conteúdos da SBQ que permeiam essa Competência, com links para as páginas do QNInt, do QuiD+ e do SBQast onde eles se encontram. Ao final, elencamos as habilidades a ela associadas, conforme definido pela BNCC.
Conteúdos QNInt
Temas
A Polêmica da Fosfoetanolamina
A Química Orgânica na Bula dos Remédios
Agentes Desinfetantes Alternativos
Biossensores e a Indústria Alimentar
Biotecnologia e Biodiversidade
Ensino de Química e a Ciência de Matriz Africana
História, Especiarias e Alimentação
Hormônios e Contaminação Ambiental
Propaganda e marketing: Radioatividade no século XX
Radioatividade e energia nuclear
Conceitos
Ácidos e Bases e a medida de pH
Nomenclatura de Moléculas Orgânicas
Potencial de Redução e Eletronegatividade
Tabela Periódica – O que há de novo?
Sala de aula
Estrutura da Matéria e Radioatividade
PEQ
Educação em espaços não-formais
Nomenclatura e Classificação de Compostos
Conteúdos QuiD+
AQUINO, K. A. S.; AQUINO, F. S. Radioatividade e Meio Ambiente: os átomos instáveis da natureza. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2012. v. 8. 144p.
BARROS, A. A.; BARROS, E. B. P. A Química dos Alimentos: produtos fermentados e corantes. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2010. v. 4. 88p.
MARSON, G. A.; PEREIRA, E. J. B.; TRINDADE, R. H.; SILVA, E. M.; FUSARI, M. F. Sustentabilidade em jogo. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2022. v. 1. 77p.
NOVAES, F. J. M.; QUEIROZ, M. E. L. R.; MIRANDA, L. D. L.; LIBARDI, V. M. ; SILVA, D. C.; FARIA, D. C.; XAVIER, S. K. C. Química para o desenvolvimento sustentável na gestão de resíduos industriais e agroindustriais. 1. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2022. v. 18. 63p.
PEREIRA, H. M. G.; PADILHA, M. C.; AQUINO NETO, F. R. A Química e o Controle de Dopagem no Esporte. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2010. v. 3. 54p.
PINTO B. P.; MOTA, C. J. A.; ROSEMBACH JR, N. Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2011. v. 1. 104p.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (org.). A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2010. 146p.
SUAREZ, P. A. Z.; MENEGHETTI, S. M. P. A Energia Química em Movimento. 1. ed. São Paulo: SBQ, 2022. v. 15. 69p.
Conteúdos SBQast
FREITAS, R. P.; MARSON, G. A. SBQast 8 – Quando a imprensa procura os químicos. 2020.
LOPES, C. C. SBQast 64 – A força da Química Forense no Brasil. 2022.
LOPES, J. F.; PAIXÃO, K. E. S. SBQast 65 – A eficácia da divulgação científica em vídeos curtos e imagens. 2022.
MARSON, G. A. SBQast 48 – Game On, o jogo científico da USP para impactar o ensino médio. 2021.
MONTORO, L. A.; D’ANDRÉA NETO, A. N. SBQast 9 – Lítio, Elon Musk e a geopolítica dos materiais. 2020.
MOTA, C. J. A. SBQast 43 – Cláudio Mota e a captura e conversão de CO2. 2021.
REZENDE, C. M.; PRIMEL, E. G. SBQast 68 – Meias-verdades no marketing do fast food. 2022.
SILVA, C. S. SBQast 74 – Educação e Divulgação Científica para o Desenvolvimento Sustentável. 2022.
SILVA, G. G.; GALEMBECK, A. SBQast 41 – Nanomateriais e uma homenagem a Oswaldo Alves. 2021.
SOARES, M. H. F. B.; LEITE, B. S.; OLIVEIRA FILHO, J. R. SBQast 63 – Concurso de redação incita reflexões sobre Química, sustentabilidade e soberania. 2022.
TASCHNER, N. P.; DIAS, L. C. SBQast 5 – Fake News na ciência. 2020.
TIBAU, F. SBQast 19 – Indústria química, pandemia e inovação. 2021.
VALLE, M. S. SBQast 24 – Marcelo Valle, o Químico Cartunista. 2021.
WALDMAN, W. R. SBQast 27 – O Futuro do Plástico. 2021.
WALDMAN, W. R.; MOTA, C. J. A. SBQast 56 – COP 26: o papel da química nas questões do carbono e do plástico. 2021.
WALDMAN, W. R.; MOTA, C. J. A. SBQast 57 – A Química Medicinal e reflexões sobre dois anos de covid. 2021.
ZARBIN, A. J. G. SBQast 13 – Pesquisando com arte. 2020.
Habilidades associadas à Competência Específica 3
EM13CNT301:
Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
EM13CNT302:
Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
EM13CNT303:
Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
EM13CNT304:
Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
EM13CNT305:
Investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos, em diferentes contextos sociais e históricos, para promover a equidade e o respeito à diversidade.
EM13CNT306:
Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
EM13CNT307:
Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.
EM13CNT308:
Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.
EM13CNT309:
Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.
EM13CNT310:
Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10/09/2022.